EDIÇÃO: 1 ª
PÁGINAS:652
ANO: 2019
ISBN: 978-85-9524-069-8
RESUMO DA OBRA:
Na presente obra, os autores procuraram priorizar temas atinentes ao exercício da autodeterminação humana e às vulnerabilidades, abordando questões relacionadas a saúde, gênero, criança, adolescente e idoso, sob a ótica do cuidado e da cidadania. Além disso, foram analisados questionamentos atuais referentes a tutela jurídica dos animais, desafios decorrentes do avanço tecnológico, atuação do Poder Público, testamento, dentre outros.
Sem dúvida que o entrosamento entre Cuidado e Cidadania caracteriza circunstância a ser levada em conta, principalmente em função dos resultados que podem advir, em proveito da comunidade, sob o aspecto social. Como escrito por Mia Couto, “Há coisas que são resolvidas por governos. Há coisas que nenhum governo é capaz de resolver. Seremos nós, com o tempo que nos for concedido, que resolveremos. Por via da nossa cidadania em construção”.
SOBRE S COORDENADORES:
Tânia da Silva Pereira
Advogada especializada em Direito de Família, Infância e Juventude. Mestre em Direito Privado pela UFRJ, com equivalência em Mestrado em Ciências Civilísticas pela Universidade de Coimbra (Portugal). Professora de Direito aposentada da PUC/Rio e da UERJ.
Guilherme de Oliveira
Doutor em Direito Civil. Professor catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1996-2010). Foi o fundador e diretor científico do Centro de Direito Biomédico e do Centro de Direito da Família.
Antônio Carlos Mathias Coltro
Desembargador do TJSP. Presidente do IBDC. Ex-Presidente do TRE-SP e do IBDFAM-SP. Mestre em Direito (PUC-SP). Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional.