EDIÇÃO: 1ª
PÁGINAS: 546PP
ANO: 2018
ISBN 978-85-9524-027-8
RESUMO DA OBRA:
Na esteira do que se vem desenvolvendo desde 2005, em parceria com o professor Guilherme de Oliveira, apresenta-se a presente obra como a continuidade de um estudo diversificado e interdisciplinar sobre o Cuidado, analisado sob a ótica jurídica e também humanista. Dando prosseguimento aos estudos, foi proposto um novo eixo norteador - o Cuidado e o direito de ser, tendo como personagem central o ser humano, com suas fragilidades e conquistas, e buscando no respeito e no compromisso o objetivo maior das pesquisas. Nesta nova obra, os autores procuraram priorizar temas atinentes ao exercício da autodeterminação humana, como reflexo do seu direito de ser, abordando questões relativas à relação médico-paciente, ao direito de ser (ou não ser) pai ou mãe, ao direito de ser educado e de ser respeitado. Sob a ótica do cuidado, resultaram ainda diversos temas sensíveis, como vida, morte, relações familiares, adoção, memória e esquecimento, dentre outros. Diante do reconhecimento da vulnerabilidade do humano e da necessidade de se garantir condições para a defesa de sua autonomia, sempre sob a ótica da responsabilidade, nota-se a firme e necessária presença do cuidado, que se fortalece nos mais variados setores da vida.
SOBRE OS COORDENADORES:
Tânia da Silva Pereira - Advogada especializada em Direito de Família, Sucessões, Infância e Juventude. Autora de obras e textos nessas especialidades. Mestre em Direito Privado pela UFRJ, com equivalência em Mestrado em Ciências Civilísticas pela Universidade de Coimbra (Portugal). Professora de Direito aposentada da PUC-Rio e da UERJ. Membro do IBDFAM.
Guilherme de Oliveira - Professor jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. www.guilhermedeoliveira.pt.
Antônio Carlos Mathias Coltro - Desembargador TJSP. Presidente do IBDC. Mestre em Direito (PUC-SP). Membro Efetivo da Academia Paulista de Direito e Paulista de Magistrados. Vice-Presidente do Tribunal de Alçada Criminal (2005/2006). Presidente do TRE-SP (2014/2015).