DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO

Frete Grátis
Código: 9786558130901 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

ÍNDICE

EDIÇÃO: 1ª
PÁGINAS:462
ANO: 2024
ISBN: 978-65-5813-090-1

SOBRE A OBRA 
Tem crescido a utilização da expressão “devido processo legislativo” na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). Não há, entretanto, clareza dogmática sobre o significado de tal expressão na jurisprudência do Tribunal. O presente trabalho tem, portanto, por objeto justamente a seguinte pergunta principal: Qual é o significado jurídico da ideia de “devido processo legislativo” e suas implicações para a compreensão das normas e da prática da elaboração das leis e das possibilidades de seu controle judicial?
O trabalho objetiva contribuir com a superação do déficit de teorização do processo legislativo mediante a identificação do complexo normativo relacionado à prática social de elaboração legislativa de normas em uma democracia representativo-deliberativa, nos moldes estabelecidos pela Constituição Federal de 1988. 
Para tanto, propõe que o devido processo legislativo, como projeção do devido processo legal, deve ser compreendido não apenas a partir de um conjunto articulado de regras, mas também de princípios constitucionais, destacando-se seus princípios estruturantes de igualdade política, participação social, publicidade, deliberação e eficiência. Examinam-se, então, as práticas de elaboração das leis – com destaque para a do Congresso Nacional – e as possibilidades de seu controle judicial, com o objetivo de, de um lado, oferecer critérios para que exista maior deferência às decisões legislativas e, de outro, apresentar novas possibilidades do exercício da jurisdição constitucional para garantia e reforço dos laços de representação política. 
 

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagar.me
  • proxy-pagarme-v4
Selos

LMJ MUNDO JURÍDICO LIVRARIA LTDA - CNPJ: 07.754.994/0001-80 © Todos os direitos reservados. 2024

Design por Integrando.se